Bibliotecas e fontes de informação
Referencias bibliográficas - As referências bibliográficas são a forma mais simples de identificar e encontrar um documento. Autor, Título, Complemento de título, Indicação de responsabilidade secundária, Edição, Publicação, Descrição física, Colecção ou série, Notas, ISBN.
História das Bibliografias - Foram estabelecidos 3 períodos na história da bibliografia.
1º - De finais do séc. XV até finais do séc. XIX – A revolução no mundo da comunicação com o surgimento da imprensa e do livro impresso, possibilitando a impressão de folhetos. As 1ªas bibliografias não comerciais (no fim do séc. XVI) elaboradas na sua grande maioria por eruditos que liam determinadas obras e as recomendavam. Os catálogos das editoras/livrarias tinham, nesta época, como objectivo inicial o intercâmbio e a distribuição de livros nas férias. As primeiras bibliografias nacionais surgem na 2ª metade do séc. XVI onde se assiste à supremacia da língua materna de cada país da Europa em detrimento da utilização do Latim. A difusão das publicações periódicas com informação bibliográfica, a separação dos repertórios bibliográficos das tradições culturais de cada país, os catálogos das editoras/livrarias (responsáveis pela difusão do livro em toda a Europa) no séc. XVIII, demonstram a evolução da bibliografia e do seu conceito, tendo em conta as épocas cronológicas e as crises políticas, económicas e sociais que foram tendo lugar ao longo dos séculos.
2º - De finais do séc. XIX até aos anos 80 do séc. XX – A Revolução Industrial, o progresso social, a difusão do livro, a alfabetização, a imprensa moderna, entre outros, contribuíram para a elaboração da bibliografia da forma como a conhecemos até