bibliotecas especializadas
1. Introdução
Neste trabalho abordaremos o tema de bibliotecas especializadas na saúde, tendo como referência a BIREME (Biblioteca Regional de Medicina ou Biblioteca Virtual de saúde) e a Rede de Bibliotecas da FIOCRUZ. Sob este prisma, as bibliotecas especializadas na saúde que serão abordadas neste trabalho não possuem características muito distintas às outras bibliotecas especializadas, no entanto, o profissional de biblioteconomia nessas Instituições pode ser mais cobrado em decorrência de seus usuários (geralmente pesquisadores nas áreas de Ciência da Saúde) e exigem uma formação por parte do bibliotecário, isto é, que ele domine as informações sendo um mediador dessas fontes (MARTINS, 2008).
Essas instituições estão localizadas geralmente em hospitais e devem ter como foco o suporte e necessidades informacionais voltadas para os profissionais da área de saúde. Nessas bibliotecas os usuários necessitam de uma informação e acesso rápido e um profissional que possa orientá-los (PETINARI, 2009).
A Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) é uma biblioteca especializada e tem por objetivo o treinamento de bibliotecários na área de biomédica na América Latina, para que estes profissionais possam desenvolver atividades oferecendo serviços à comunidade, como: um aumento no acervo e na reprodução de artigos, oferecer cursos, seminários e assistências técnicas a instalação do projeto audiovisual como a MEDLINE, dentre outros (MOURA 1972). A BIREME contribui tanto no Brasil quanto na América Latina elevando o nível e facilitando o intercâmbio das informações científicas no campo da ciência e da saúde (MOURA 1972).
A biblioteca da FIOCRUZ é uma rede que está vinculada ao ICICT (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde). Esta rede possui dez bibliotecas – unidades básicas - em ciências da saúde, são elas:
- Biblioteca da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
- Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz