Bibliotecas de Medellin
No Artigo iremos apresentar os diferentes tipos de requalificação urbana e mais a frente discuti-los apresentando o exemplo de Medellín e de como a requalificação focada nas intervenções educacionais podem resolver a problemática social e física da cidade.
Resumo
2. Requalificação Urbana
Num momento onde as médias e grandes cidades sofrem uma explosão populacional urbana ocorre a degradação do patrimônio construído e declínio da qualidade ambiental urbana, então a sociedade e o poder político são obrigados a dar maior atenção à temática da requalificação urbana e à necessidade de um maior e melhor planejamento urbano.
Neste Artigo iremos focar nas políticas urbanas educacionais que apresentam objetivos tanto físicas quanto sociais nas cidades.
Resultado deste estudo veremos como os planos educacionais mudaram e requalificaram o espaço urbano da cidade de Medellín.
Palavra Chave: Requalificação
Educacionais; Planos Urbanos.
Urbana;
Medellín;
Planos
1. Introdução
O processo de requalificação urbana tem histórico conturbado visto que a industrialização causou uma expansão urbana não planejada. Trata-se em muitos casos de uma urbanização caótica impedida de uma intervenção pública na regulação do processo urbano.
Entendida como processo de intervenção no espaço urbano, que pretende a transformação, conservação, recuperação e readaptação de edifícios isolados ou em conjuntos edificados, e ao mesmo tempo, potenciar processos de revitalização urbanístico-social.
Segundo Graça Moreira, a requalificação é um processo de reutilização do espaço urbano já consolidado. Este conceito para a Geógrafa integra todo o processo que leva uma cidade, ou parte dela, a corresponder ás expectativas de todos os estratos da população de forma a utilizarem o espaço de forma duradoura e agradável.
Define-se também a requalificação como “o processo corrente de intervir no tecido urbano existente, com o