Biblioteca Saint Genevieve
Gabriel Laghi
Isadora de Barros
Laura Zernik
Marcela Charbel
Martin Degen
ESTRTURA DA APRESENTAÇÃO:
-Conjuntura mundial -Inglaterra como hegemonia econômica (financeira e industrial) -França como hegemonia cultural (Cidade Luz) -Revolução Industrial!
-Contexto socioeconômico de Paris -Cidade Luz -reformas urbanas (Haussmann) -desenho da cidade
-Contexto da historia da arquitetura -Busca por uma arquitetura moderna, atual -Escola racionalista -enfrentamento da arquitetura acadêmica
-Sobre o arquiteto -Antes da Biblioteca de Santa Genoveva -Fez Escola de Belas Artes -Vencedor do Grand Prix de Rome -Questionador do pensamento acadêmico -Arquitetura mais limpa: “a forma de apropria da função”
-Sobre o projeto: -Estrutura -Características do projeto -Programa -Desenho -Obra e entorno -Terreno -Localização -Propósitos -Adequação às necessidades do contexto -Encomenda -Recursos materiais e técnicos disponíveis (conjuntura)
-Consequências do projeto dentro do contexto arquitetônico.
PRINCIPAIS PONTOS PARA A MAQUETE CONCEITUAL
A intenção da representação conceitual da maquete se fundamenta na percepção das principais características do edifício estudado. Levamos em consideração aspectos como o material estrutural e de vedação, seus desenhos e ornamentos. Essas características se destacam em seu tempo por trabalharem de maneira inovadora em seu contexto arquitetônico, por exemplo, a estrutura independente é deixada a mostra desconectando o metal estrutural da alvenaria de vedação. Além disso, o alto pé direito, caracterizado por delgados pilares metálicos, soma-se às janelas de vidro verticais posicionadas a uma grande altura (iluminação zenital) para dar leveza à construção.
Partindo dos princípios destacados acima, foi decidido construir a maquete evidenciando as estruturas metálicas e