Biblioteca Pública do Estado da Bahia, BIBLIOTECA DO BARRIS
Sobre a Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Localizada no centro da cidade, no bairro dos Barris, a Biblioteca Pública completa esse ano 10 anos de sua última reforma. Exemplo de democracia e de valor do que é público, oferece um mundo de informações e conhecimento para todos, devolvendo, ao mesmo tempo, ao povo baiano sua memória através de um enorme acervo e um banco de dados atualizado. Com o investimento em informatização em rede, tornou-se possível a pesquisa de informações em catálogos não só da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, mas também de outras seis estaduais.
Atualmente a biblioteca apresenta cinco pavimentos de ambiente com iluminação e temperatura adequadas, móveis confortáveis, instalações sanitárias novas, rede elétrica e hidráulica, saídas de emergência, auditório, salas de aula, além do acesso para públicos especiais, como crianças, idosos e deficientes físicos.
Entrada da Biblioteca
Setores do Térreo:
No térreo localiza-se o Setor Infanto-juvenil, destinado às crianças, com um ambiente alegre, adequado para o fortalecimento do gosto pela leitura. Com piso, mesas e cadeiras coloridas, palco para teatrinho, banheiro exclusivo, a sala tem ainda poltronas confortáveis para as mães lerem para os seus filhos. Ainda são realizadas atividades culturais programadas, a Biblioteca promove exposições, peças infantis, teatro de bonecos, recitais de poesia, clubes de leitura e lançamento de livros infanto-juvenis.
Ainda no térreo, o Setor Braille é uma sala totalmente voltada aos deficientes visuais, com acesso por portas laterais a sala possui um importante serviço: o trabalho de um grupo de voluntários copistas e ledores que, através de plantões diários, gravam a leitura, lêem diretamente para o usuário, copiam e transcrevem livros e ensinam Braille.
O Setor de Empréstimos tem como objetivo organizar o vai-e-vem de livros e disponibilizá-los para que os usuários possam levá-los para