biblioteca especializada
O século XVIII foi um século de grandes revoluções que provocaram profundas transformações na sociedade européia afirmando o sistema capitalista, como sistema de produção dominante. Com a explosão informacional ocorrida em meados do século XX a sociedade industrial passa a dar lugar à sociedade da informação trazendo à tona a importância da organizar a informação para facilitar a sua recuperação.
No início do século XX nos deparamos com transformações na sociedade nos diversos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. E as bibliotecas não ficaram de fora dessas transformações, pois a véspera da segunda guerra mundial falava-se de uma economia globalizada, onde as descobertas científicas sucedem-se revolucionando todos os conceitos de tempo e espaço. É também o momento da industrialização maciça, da formação de grandes metrópoles e de um proletariado condicionado pelo ritmo de trabalho das máquinas.
Com a chegada do século XXI verifica-se a necessidade de possuir informações e conhecimento, as instituições precisam de informações organizadas que possam ser disponibilizadas de modo rápido e eficaz, trazendo um modo diferente na forma de avaliar processos, desenvolver metodologias, implementar gestão documental, gerenciar informações, trabalhar em redes e implantar serviços cooperativos, onde todo o sucesso das instituições está pautada na qualidade total, isto é, no atendimento das necessidades dos clientes.
Com a especialização do conhecimento sentiu-se a necessidade de formar bibliotecas que pudessem satisfazer as necessidades dos clientes. As bibliotecas especializadas se caracterizam por possuir uma organização voltada para um determinado assunto, estando direcionada aos objetivos da instituição a qual estar vinculada, disponibilizando recursos informacionais para diversificar seus serviços e produtos. Porém, com as diversas transformações as bibliotecas especializadas tiveram que aplicar as tecnologias de informação e comunicação