BIBLIOTECA ESCOLAR
Mírian Queiroz Rocha
UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista
São José do Rio Preto – SP
Brasil
Palavras chave: Biblioteca Itinerante. Incentivo à Leitura. Projeto Social. Biblioterapia. Leitura – Aspectos Psicológicos. Leitura e Saúde.
INTRODUÇÃO
O presente estudo relata a experiência do projeto Biblioteca Viva Unorp, implantado pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), que pretende disponibilizar bibliotecas itinerantes, dotadas de acervo em formato impresso e eletrônico, capaz de oferecer serviços que contribuam para o processo de formação de leitores. As atividades previstas no projeto estão sendo incorporadas gradativamente na cidade de São José do Rio Preto, região noroeste do Estado de São Paulo, onde parte da população local ainda não tem acesso às bibliotecas. Portanto, a iniciativa nos parece oportuna e capaz de ser inserida em diversos segmentos e aplicada para públicos diversificados.
O projeto, na sua complexidade, será apresentado de forma gráfica e textos resumidos, e especificamente, a vertente que atua na área da saúde, será o escopo do presente artigo. Trata-se da vertente que instala mini-bibliotecas em Centros de Saúde (hospitais, ambulatórios, salas de tratamentos específicos como quimioterapia, hemodiálise e outros) oferecendo o recurso da leitura aos pacientes e acompanhantes, de forma a ocupar o tempo ocioso computado nas salas de espera. Carrinhos-biblioteca acondicionam o acervo e percorrem pelas dependências dos hospitais, usando de uma metodologia previamente estruturada pela equipe de monitores da instituição de ensino, no intuito de atrair o leitor. Acreditamos que a leitura é capaz de minimizar o estado de tensão que envolve um indivíduo em tratamento de saúde e seus respectivos familiares. Faz parte do estudo analisar essa interferência cultural e sua representatividade na alteração positiva do estado psicológico do usuário. De forma concomitante, é possível