Bibliologia
Autoatividade do Capítulo 1
1 - O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo racional?
Significa tudo o que conhecemos a respeito de Deus, a partir do estudo da sua palavra, só é possível porque ele quis manifestar-se. Seu objetivo é relacional porque a manifestação de Deus não foi nos dar a bíblia para que simplesmente conheçamos sobre as coisas de Deus, mas sim, que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus, por isso afirmamos que ela é a mensagem de Deus ao coração dos homens.
2 - Explique as três categorias teológicas de Revelação?
REVELAÇÃO GERAL:
• É a comunicação de Deus com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e lugares. (Sl 19.1, Rm 1.20). Deus se automanifesta na Revelação Geral através :
- da natureza
- da história
- da constituição do ser humano; físico, emocional, mental, moral e na sua religiosidade o que indica a sua espiritualidade. REVELAÇÃO ESPECIAL:
• Deus se comunica através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo. Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestações de Deus para certas pessoas (profetas e escritores sagrados), em tempos, lugares e épocas específicas.O acesso a estas comunicações e manifestações só existe pela consulta às Escrituras Sagradas ( 2 Tm 3.16; Hb 1.1,2; Jo 14. 8,9).
Seu principal objetivo é promover um relacionamento redentor para o homem. A revelação especial é a revelação particular de Deus. REVELAÇÃO GRADATIVA E PROGRESSIVA:
• Da erudição (vasto conhecimento), liberal, surgiu o conceito do desenvolvimento evolutivo gradual, que considera algumas partes do Antigo Testamento quase obsoletas e falsas. No entanto, afirma que a revelação foi gradativa e progressiva é dizer que a revelação posterior desenvolveu-se a partir da anterior complementando-a, adicionando-a e não a contradizendo. Como exemplo,