bibliografia
Disciplina: Filsofia
Introdução
A nossa sociedade é constituída por um espaço público em que todos nós podemos visitar e, um espaço privado. O ser humano quando nasce é logo integrado numa sociedade, ficando automaticamente com os seus direitos e com os seus deveres perante a sociedade. Por isso devemos cumprir todos os nossos direitos e deveres para obtermos uma sociedade mais justa e igual para todos.
A filosofa na Pólis A Pólis surgiu pela junção de pequenos estados independentes. A palavra Pólis não é só dirigida ao estado, mas é também dirigida à cidade e aos cidadãos. Um cidadão quando nasce, habitua-se ao modo de vida presente na Pólis, aos seus costumes e ás suas leis, à religião. Isto forma um cidadão e educa-o. A vida quotidiana do Homem tende ser cada vez mais crítica, mais racional mais interventora na sociedade e ainda mais consciente dos seus atos. É a partir da democracia que o povo reconhece igualmente todos os outros cidadãos perante as leis e participa nas decisões com vários interesses. A cidadania constrói-se pela igualdade e pela liberdade dos cidadãos.
Espaço público e espaço privado
Espaço Público: O ser humano, como o ser livre que é, socializa com as outras pessoas e assim integra-se na sociedade de hoje. Quando uma pessoa se integra na sociedade tem o direito de participar na vida política, ou seja, deve participar, nos assuntos práticos, enquanto cidadão. Cada vez que o Homem age está a interferir no espaço público. Espaço Privado: O espaço privado é a intimidade de uma pessoa, ou seja, o espaço que partilha com a família. Um espaço interdito a pessoas desconhecidas onde se faz a gestão de tudo o que se passa na vida, trabalho, filhos... O equilíbrio entre o espaço público e o privado é aquilo que equilibra, igualmente, as nossas intenções, vontades, sensações e emoções.
Convicção, tolerância e diálogo- a construção da cidadania Com os atuais