Bibliografia Santo Agostinho
Agostinho realiza seus primeiros estudos em Tagaste, indo mais tarde a Madura. Aos 17 anos vai para Cartago, durante três anos se dedicando ao estudo de retórica (a arte de falar bem, aprender a falar com convicção) e também de artes liberais, com a leitura de grandes obras na qual teve como grande destaque “O Hortensio” de Cícero despertou-o para a filosofia. Durante estes estudos, era influenciado pelo Maniqueísmo, que acredita que o bem e o mal existem, e na Filosofia de Platão, conhecida como neoplatonismo, que acreditava na perfeição humana e numa felicidade atingível neste mundo, não após a morte.
Passados os anos Agostinho já com 20 Anos, volta a sua cidade natal “Tagaste”, já casado, com mulher e filho Adeodato, para lecionar como professor de gramática, regressando novamente a Cartago, agora como professor, continua sua docência em Roma e depois em Milão, onde também desenvolve a atividade de professor de retórica. Ainda não realizado e em busca de satisfação plena, vai para Milão e sua mãe vai a seu encontro para assim, finalmente encontrar o que tanto procurava, em Jesus Cristo.
Batizado em Milão, e em uma visita a cidade de Hipona no ano de 391, anos 37 anos de idade, disposto a enfrentar um novo estilo de vida, considerado “servo de Deus”, é proclamado Sacerdote pelo povo e ordenado Padre pelo Bispo Valério. Já convertido ao cristianismo foi fortemente influenciado pelas Epístola de São Paulo que foi um dos maiores anunciadores do