Bibliografia platão socrates e aristotales

779 palavras 4 páginas
Platão – filósofo grego. Nasceu no ano 429 a.C. em Atenas e faleceu em 347 a.C.,na mesma cidade. Descendia do lado materno, de Sólon, o grande legislador, e,pelo paterno, dos reis Codrides. Jovem ainda, dedicou-se à poesia e a cultura de todas as artes, aprofundando-se, sobretudo nos conhecimentos de música e matemáticas. Atribuíam-lhe o método analítico e a teoria das secções cônicas. Empreendeu uma série de viagens pelo Egito e Itália Meridional. O Oriente e o Ocidente ofereceram-lhe o essencial para a ampliação das doutrinas do mestre, dilatando-as em todas as regiões do saber humano. De regresso a Pátria, fundou a Escola Acadêmica . Mais tarde retorna a Sicília com o intuito de converter o tirano Dionísio. Essa sua atitude motivou o seu encarceramento e sua venda como escravo, em Egina. Escreveu: Apologia de Sócrates, Diálogos, catalogação de quase toda as suas obras, tais como: Górgias, O Banquete, Fedro ,etc. A sua obra de A República tem mais feitio de Igreja que de Estado secular. A sua obra serviu de molde a Santo Agostinho para a elaboração de sua Cidade de Deus. Platão - Sentença de – Conta-se que o filósofo Grego tendo-se encolerizado contra determinado escravo seu, que lhe havia desobedecido, chamou seu sobrinho e lhe disse:
- Este escravo me desobedeceu e por isso merece um castigo. Faça-me o favor de castigá-lo por mim, pois se o fizesse agora,deixar- me -ia levar pela cólera e praticaria uma injustiça. No outro dia encontrou um dos seus discípulos jogando dados e o reprovou severamente:
- Eu não te reprovo pelo dinheiro, mas pelo tempo perdido, que jamais será recuperado, mesmo que saias vencedor.

Sócrates- Nasceu em Atenas, em 470 a.C., e faleceu em 399 a.C..
Filósofo grego, filho de um escultor; primeiramente trabalhou no atelier de seu pai. Menosprezando o estudo da natureza exterior, atraiu a atenção de seus discípulos para a natureza humana em si mesma. Ensinou em público e discutia nas ruas, nos ginásios e nos

Relacionados

  • pré socraticos
    962 palavras | 4 páginas
  • administraçao
    8588 palavras | 35 páginas