Bibliografia de charles babbage
Filho de um banqueiro, Charles Babbage, nasceu na Inglaterra. Durante sua juventude, Babbage gostava muito de matemática, especialmente de álgebra, mas também era bom conhecer das outras áreas da matemática de seu tempo. Excêntrico Babbage ficou famoso, principalmente pela perspicácia de sua mente e durante treze anos ocupou a cátedra de matemática em Cambridge, que fora de Isaac Newton.
Babbage foi membro fundador da Royal Astronomical Society, escreveu sobre assuntos que iam de política a técnicas de manufatura. Babbage verificou que a Sociedade Inglesa de Astronomia tinha uma enorme dificuldade em elaborar os complicados cálculos de astronomia e teve a brilhante idéia de inventar uma máquina de computação matemática. Planejou uma máquina conhecida como Motor Diferencial, que continha dispositivos de entrada e saída de dados, memória e uma unidade calculador.
Além disso, utilizava uma tabela de logaritmos para calcular operações polinominais, com aproximação de até 20 casas decimais. Muitas vezes foi chamado de louco por dedicar quarenta anos de sua vida a um projeto onde gastou quase toda a sua fortuna pessoal, sem conseguir resolver o problema de funcionamento da máquina computadora. Faltavam alavancas e rodas dentadas de precisão e, se fosse movida a energia elétrica, seu consumo seria enorme, assim a concebeu para ser movida manualmente por operários, logo, podemos imaginar sua impraticabilidade. A Condessa de Lovelace foi a primeira a perceber e escrever sobre a importância desse trabalho de Babbage. Podemos até afirmar que ela teria sido a primeira programadora da historia, se o projeto não tivesse sido abandonado. Em 1871, a engenhoca de Babbage chamou a atenção de cientistas ingleses que reconhecem sua genialidade, que para muitos era louco.
Babbage não foi apenas um inventor. Teve uma contribuição enorme no desenvolvimento do método cientifico na administração. Afirmava que os princípios de organização poderiam ser aplicadas em