bibliografia claude monet
Claude Monet
Professor(a): Naira Rosana Dias da Silva
Integrantes: Luís Filipe, Tainara, Thiffeny
Introdução
Claude Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo.
Monet foi o grande percursor do impressionismo com seu quadro “Impressão: nascer do sol” que justamente deu origem ao nome desse movimento artístico e cultural.
Nos dias da atualidade com a globalização o mundo tem se afundado em fotos e redes sociais causando assim um grande vicio muito popularizado. Monet em seus quadros buscava retratar paisagens em horas e ângulos diferentes, alternando assim todo o esquema da luzes e cores. Se Monet vivesse nos tempos atuais como ele utilizaria esses aparatos da tecnologia? Na atualidade com todos esses tipos de filtros, esquemas de cores, câmeras de diferentes resoluções e etc. ele provavelmente não seria mais um grande pintor e sim um grande fotografo e, no máximo uma celebridade de alguma rede social.
Desenvolvimento
O início da carreira de Monet foi marcado por dificuldades financeiras, entretanto após superar esse obstáculo e obter algum reconhecimento, desde 1883 mudou-se para Giverny onde chegou a ter até seis funcionários para ajudá-lo a cuidar de seu jardim, retratado inúmeras vezes em sua pintura. Inclusive, o artista tem em sua maioria figuras da natureza e paisagens ao ar livre.
Camille Monet em seu leito de morte
Monet casou-se duas vezes, e o retrato de sua primeira esposa Camille é uma das raras exceções onde a figura humana preponderava. Aliás, há relatos de que após o falecimento dela, Monet estava tão sensibilizado que teria visto nela “alguma beleza” e a retratou também neste momento.
Durante sua carreira, frequentou a Academie Suisse, onde conhece Pizarro, amizade que manteve por toda a vida, e o de Charles Gleyre, onde teve contato com Renoir, Sisley e Bazille.