Biblia
De Gênesis a Apocalipse não encontramos a palavra Bíblia. Ela é de origem eclesiástica, pois foi aplicada às Escrituras entre os anos 298 a 404 d.C, por João Crisóstomo, Bispo da igreja de Constantinopla.
A palavra Bíblia vem do termo grego "Biblion", que significa li-vros. Neste estudo conheceremos um pouco sobre o cânon[1] sagrado da Bíblia, que pode ser definido da seguinte forma: O cânon da Bíblia é a lista de todos os livros que pertencem à Bíblia.
Não subestime a importância desta questão. As palavras das Escrituras são as palavras pelas quais nutrimos nossa vida espiritual e como obreiros alimentamos a igreja. Então, podemos confirmar o comentário de Moisés ao povo de Israel, em referência as palavras da lei de Deus: “Porque esta palavra não vos é vã; antes, é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra, a que, passando o Jordão, ides para possuí-la” (Dt 32.47). Adicionar ou subtrair as palavras de Deus impediria as pessoas de obedecer a Deus totalmente, porque os mandamentos contidos na palavra, seriam suficientes para conduzir o povo ao encontro de Deus, palavras adicionais que por Deus não foram ditas, levam o povo a carregar um fardo não imposto por Deus. Então Moisés advertiu o povo de Israel: "Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando" (Dt