biblia
Como após 580 a.C. quando Nabucodonosor II libertou os hebreus dos 40 anos de cativeiro babilônico, das antigas 12 tribos hebraicas, só restaram às tribos de Judá e de Benjamim.
Os Sábios hebreus temendo que a Torá Oral fosse esquecida decidiram escrever o que era estudado, e as diferentes opiniões de cada Beit Midrash; e foi assim que cerca de 1500 anos após a suposta outorgada da Torá no Monte Sinai, a Mishná foi criada.
Após o exílio na Babilônia as lendas assimiladas da cultura babilônicas, depois de reescritas por Esdras (o copista da lei de Moisés), auxiliado pelos Cohanim (sacerdotes judeus), passaram serem chamadas de DEUTERONOMISTAS, porque elas têm vários trechos do livro de Deuteronômio, foram aprimorada e transformadas os relatos bíblicos...
Sendo que só em 400 a.C. ficou “pronta” a primeira versão escrita do Gênesis, mas se mentiu que a Bíblia escrita teria sido escrita em torno de 1200 a.C.
Onde foi escrita a Bíblia? A Bíblia foi escrita em lugares diferentes. A maior parte dela foi escrita na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja. Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu no cativeiro, 600 anos a.C. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro. O Novo Testamento foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundadas pelo Apóstolo Paulo. Nesses povos havia a diferença de costumes, de cultura, de religião, de situação econômica, social e política. Tudo isto deixou marcas na Bíblia e teve influência na maneira da Bíblia nos apresentar a palavra de Deus.