Biblia
* Deve levar em conta todos os produtos fabricados e serviços prestados; * Para somar produtos e serviços diferentes se utiliza o valor das mercadorias representadas por seus preços como denominador comum; * Consideram-se os preços de bens e serviços finais, adicionado o valor de cada etapa na cadeia produtiva. * Os produtos usados quando vendidos não podem fazer parte do cálculo; * Leva-se em conta somente os itens produzidos internamente no país; * Divulga-se a produção anual dividida em quatro trimestres.
PNB = Produto Nacional Bruto
PNB = PIB + produção das multinacionais brasileiras fora do Brasil.
PNB > PIB
Observação:
O PIB é um indicador que mede o crescimento da produção do país e não de seu nível de qualidade de vida.
A ONU publica o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – a cada ano, que consiste no cálculo do índice de educação, índice do PIB e índice de esperança de vida. Estes três indicadores medem da população:
A) Seu nível de escolaridade;
B) O PIB per capita;
C) A expectativa de vida ao nascer.
O índice de educação é medido pela taxa de alfabetização de adultos combinada com a taxa de escolarização até a pós-graduação.
A taxa de alfabetização de adultos dá uma indicação da capacidade de ler e escrever, enquanto a RGE dá uma indicação do nível de escolaridade do berço ao ensino superior.
A Educação é um componente importante do bem-estar e é usado como medida principal de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida do país.
Segundo a ONU, é fundamental para classifica-lo em: desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido.
De acordo com o relatório, em 2009, o rendimento anual dos brasileiros foi de US$ 10.607 e a expectativa de vida, de 72,9 anos. A escolaridade é de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar é de 13,8 anos.
Contradição:
O Brasil é o 6º país do mundo que mais produz. Entretanto, nosso país cai para 84º quando entra o cálculo do IDH.
Meios de