Bia relatorios
1.1 Fundamentação Teórica
O procedimento que ultilizamos é conhecido como teste da chama . Segundo o modelo de Niels Bohr (1913) , quando os átomos de determinado metal são colocados na chama , o calor excita os elétrons isto é , faz com que eles passem para níveis de maior energia . Ao voltarem aos níveis iniciais , liberam energia na forma de uma onda eletromagnética . Cada átomo irá emitir determinado espectro de luz com uma cor característica.
1.2. Objetivos
Identificar o elemento químico pela cor da chama e ilustrar o modelo de Bohr. 1.3. Material Utilizado
- Pinça de madeira ;
- Fio de platina ;
- Vidros de relógio ;
- Tubo de ensaio ;
- Bico de Busen ;
- Estante para tubos de ensaio ;
- Solução concentrada de ácido clorídico ;
- Substâncias para análise ;
2. Procedimento Experimental
2.1. Relato do experimento
Para começar coloque ácido clorídico em um tubo de ensaio , acenda o bico de bunsen e , leve o fio de platina ao fogo até que a chama não mude mais de cor , logo após , passe a ponta do fio no vidro de relógio contendo a substância escolhida , leve-o á chama e observe , limpe o fio mergulhando-o novamente no ácido clorídrico , e depois repita o procedimento para as outras substâncias.
2.2. Dados experimentais e análise
A tabela acima mostra as cores que devem ser obtidas pelo experimento , feito todo o procedimento em laboratorio o resultado foi :
A tabela mostra que o objetivo do experimento foi alcançado .
3. Conclusões
Concluimos que o teste da chama tem como objetivo identificar os metais , representado pelo modelo de Borh que identifica-os através da cor da chama . 4. Referências bibliográficas
As referências utilizadas no relatorio foram da folha entregue no laboratorio .