BI - Business Inteligence
BELO HORIZONTE
2012
INTRODUÇÃO
O conceito de Business Intelligence surgiu a milhares de anos. Fenícios, Persas, Egípcios e outros povos do oriente, cruzavam informações provenientes da natureza como os períodos de chuvas e de seca, comportamento dos mares, posição dos astros, entre outras, utilizada para tomada de decisões que permitissem a melhoria de vida de suas comunidades.
Desde então o mundo mudou, mas o conceito permanece o mesmo. A necessidade de cruzar informações para realizar uma gestão empresarial eficiente é hoje uma realidade tão verdadeira quanto no passado.
O interesse pelo BI vem crescendo na medida em que seu emprego possibilita às corporações realizar uma série de análises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às tomadas de decisões, tornando assim utilizada como uma ferramenta de diferenciação e que possibilita vantagens competitivas.
EVOLUÇÃO
Na década de 70 foram disponibilizados alguns produtos de BI para os analistas de negócios. O grande problema era que esses produtos demandariam intensa e exaustiva programação, não disponibilizavam informação em tempo hábil e nem de forma flexível, e além de tudo tinham alto custo de implantação.
Com as evoluções do hardware, grandes sistemas foram criados, possibilitando transações rápidas e eficientes, resultando uma maior flexibilidade de análise de grandes volumes de dados.
CONCEITO
O Business Intelligence trata-se de uma ferramenta (um aplicativo, por exemplo) que coleta informações em todos os bancos de dados de uma empresa fazendo cruzamento dessas informações de maneira que consiga resultados importantes para o negócio da empresa.
Em uma empresa sem o BI precisaríamos consultar vários sistemas para chegar à informação desejada, seria feita várias consultas demoradas e muitas vezes não exatas, já com a ferramenta do BI isto tudo seria feito com um simples clique talvez, e a