Bhcg
CAMPUS DE PICOS
CURSO: LIC. PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROFESSOR: NAPOLEÃO MOURA DIAS NETO
IMUNOLOGIA
Gonadotrofina Coriônica Humana
(HCG)
Josenice de Azevedo Moura Reinaldo
Março - 2000
HCG - HORMÔNIO DA GRAVIDEZ
Uma maneira bastante prática de diagnosticar a gravidez é através do reconhecimento do HCG na urina e essa prova biológica tem duas vantagens: segurança e rapidez no resultado. Essa descoberta é atribuída a dois cientistas alemães, Aschcheim e Zondek.
A primeira providência que a mulher deve tomar ao atrasar sua menstruação é procurar um ginecologista. O mesmo pedirá um exame conhecido como B-HCG que além de confirmar o diagnóstico da gravidez determina a dosagem da Gonadotrofina Coriônica Humana.
A Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) é um hormônio que é detectado na mulher quando ela está grávida. Ele é originado na placenta e eliminado pela urina desde a segunda semana da gestação, e continua até mesmo durante as duas semanas que se seguem ao abôrto ou ao parto. Essa detecção é conhecida como um teste imunológico para o diagnóstico da gravidez.
Uma porção desse hormônio é denominada B (beta) e essa porção tem a propriedade de antigenicidade e imunogenicidade, ou seja ele é antígeno e imunógeno, portanto produz anticorpos ANTI-BHCG.
O Omega Betatex – Direct Plus é um teste para o diagnóstico da gravidez, por detecção do HCG na urina. Quem secreta o hormônio é a placenta e o aparecimento do mesmo pode ser confirmado 7 dias após a concepção. No início da gravidez a sua concentração vai aumentando, sendo duplicada a cada 1,5 dias, e atinge o pico máxima por volta do 4º mês de gestação, Portanto
Há duas reações conhecidas para detectar o B-HCG na urina:
1ª reação: É a mais simples e consiste na reação direta entre o antígeno (B-HCG) e o