BHBRASIL - BALANÇOS HÍDRICOS CLIMATOLÓGICOS DE 500 LOCALIDADES BRASILEIRAS
Paulo Cesar SENTELHAS1, Antonio Roberto PEREIRA2, Fábio Ricardo MARIN3,
Luiz Roberto ANGELOCCI2, Rogério Remo ALFONSI4,
Paulo Henrique CARAMORI5, Saskia SWART6
RESUMO
Neste CD são apresentados os balanços hídricos climatológicos de 500 locais, de todos os estados brasileiros. Os balanços hídricos foram calculados em planilha EXCEL elaborada para tal finalidade por Rolim et al. (1998), adotando-se o método de Thornthwaite & Mather (1955) para uma capacidade de água disponível (CAD) de 100mm, com a evapotranspiração potencial (ETP) sendo estimada pelo método de Thornthwaite (1948). Os dados normais de temperatura média mensal do ar (TMED) e chuva total média mensal (P) utilizados neste banco de dados são pertencentes às redes do INMET, IAC, IAPAR, DAEE/SP e ESALQ/USP. Como resultado, as planilhas apresentam as estimativas da evapotranspiração real (ETR), armazenamento de água no solo (ARM), deficiência hídrica (DEF) e excedente hídrico (EXC), na escala mensal, além de diversos gráficos envolvendo essas variáveis, caracterizando os diferentes tipos de clima do Brasil, sendo instrumento útil no planejamento das atividades agrícolas. A elaboração dos balanços hídricos em planilha de dados, possibilita ao usuário, facilidades no uso do programa e grande versatilidade no manuseio dos dados e na confecção de gráficos, além de possibilitar a alteração dos valores da CAD.
PALAVRAS-CHAVE: Evapotranspiração Potencial e Real, Deficiência Hídrica, Excedente Hídrico, Climas do Brasil, Agrometeorologia.
O BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO E SUA UTILIDADE
O balanço hídrico climatológico, desenvolvido por Thornthwaite & Mather (1955) é uma das várias maneiras de se monitorar a variação do armazenamento de água no solo. Através da contabilização do suprimento natural de água ao solo, pela chuva (P), e da demanda atmosférica, pela evapotranspiração