Bhaskara
BHASKARA
Samuel Santana Naser
Professor-Marcos RobertoFernandes da Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Mad 0089) – Prática do Módulo III
06/07/2012
RESUMO
Conteúdo presente já no ensino fundamental, o estudo da equação do segundo grau resulta, tradicionalmente, à conhecida fórmula para resolução de equações na forma geral. Em muitos casos, ainda é notória a vinculação dessa fórmula ao nome de um importante matemático hindu do século XII - Bhaskara. A origem exata dessa associação é difícil de estabelecer, entretanto, sabe-se que remonta há algumas décadas e que essa relação é circunscrita exclusivamente ao ensino de matemática no Brasil. Na busca de informações históricas sobre a equação do segundo grau constatou-se que em episódios da história antiga da matemática alguns povos, dentre eles, babilônios, egípcios e gregos, deixaram registros em que são identificados procedimentos para resolução de alguns problemas que envolvem equações de segundo grau.
Palavras-chave: Bhaskara, Equação do 2º grau
1 INTRODUÇÃO
O tema “equação do segundo grau” foi adotado como relevante para um estudo de natureza histórica. Em particular, o recorte que esse estudo propiciou foi sobre a figura humana de Bhaskara, haja vista a associação que esse nome tem tido, há algumas décadas, quando se refere à equação do segundo grau, mais especificamente, à fórmula geral. O objetivo, portanto, foi evidenciar, de maneira mais adequada, Bhaskara referentemente à sua presença e contribuição à matemática.
2.1 Bhaskara
Conhecido também como Bhaskaracharya (que significa Bhaskara o Professor), foi um famoso matemático hindu que tem seu nome relacionado à fórmula para resolver equações do segundo grau.
Bhaskara (1114-1185) viveu na Índia, era filho de um astrólogo e seus trabalhos eram basicamente sobre matemática e astronomia, estudou trabalhos de Brahmagupta e,