Bexigoma
A retenção urinária é a incapacidade de esvaziar a bexiga. Existe a retenção urinária aguda e a crônica.
O que é retenção urinária aguda
Com a retenção urinária aguda a pessoa não consegue urinar, mesmo com a bexiga cheia. Retenção urinária aguda é uma emergência médica que requer pronto atendimento.
O que é retenção urinária crônica
Pessoas com retenção urinária crônica podem ser capazes de urinar, mas têm problemas para começar o fluxo de urina ou esvaziar a bexiga completamente. A pessoa com retenção urinária crônica pode:
* Urinar freqüentemente.
* Ter necessidade urgente de urinar, porém não conseguir muito quando vai ao toalete.
* Sentir que ainda tem vontade mesmo depois de urinar.
A retenção urinária crônica pode não parecer uma ameaça à vida, mas pode ocasionar sérios problemas e deve receber atenção de um médico.
Quem tem maior probabilidade de ter retenção urinária
Todos podem sofrer retenção urinária, porém ela é mais comum em homens nos seus 50 e 60 anos por causa do aumento da próstata. A mulher pode experimentar retenção urinária se a bexiga inclinar ou mover para fora da posição normal, uma condição chamada cistocele. A bexiga também pode ser movida para fora da posição normal pelo deslocamento da parte inferior do cólon, uma condição chamada retocele. Pessoas de todas as idades e ambos os sexos podem ter doenças os danos nos nervos que interferem com o funcionamento da bexiga.
Causas da retenção urinária
A retenção urinária pode ser causada por obstrução do trato urinário ou por problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga.
Causas da retenção urinária - Doença nos nervos ou lesão na medula espinhal
Muitos eventos e condições médicas podem danificar os nervos e caminhos nervosos. Se os nervos não estiverem funcionando apropriadamente, o cérebro pode não receber a mensagem que a bexiga está cheia. Mesmo que a pessoa saiba que está com a bexiga cheia, o músculo que trabalha segurando a urina pode