Betoven
a) a aceleração do conjunto;
b) a tração no fio.
02) Na figura ilustrada, os blocos têm massa ma= 10 kg e MB=20 Kg. O coeficiente de atrito entre os blocos é u1=0,8 e entre o bloco inferior e o piso é u2=0,2. Considerar que não exista diferença entre o coeficiente de atrito estático e dinâmico. O bloco B é acionado pela força F, paralela ao plano de apoio que faz ângulo 0=20° com a horizontal. Pedem-se:
a) a máxima força (Fmax) de acionamento que não produz deslizamento entre os blocos;
b) a aceleração dos blocos no caso anterior.
Tarefa 15
01) Na figura ilustrada, os blocos têm massas mA = 10 kg e mB = 20 kg. O coeficiente de atrito entre os blocos é u =0,8 e entre bloco inferior e o piso é u2 = 0,2. Considerar que não exista diferença entre coeficiente de atrito estático e dinâmico. O bloco B é acionado pela força F, que faz ângulo 0 = 20° com a horizontal.
Pede-se:
a) a máxima força (FMAX) de acionamento que não produz deslizamento entre os blocos;
b) a aceleração dos blocos no caso anterior.
02) Um rotor cilíndrico de raio R = 13 m, faz parte de um brinquedo num parque de diversões. Com o rotor em repouso, as pessoas têm acesso ao interior do mesmo e se posicionam junto às paredes. A seguir o rotor é posto a girar cada vez mais rápido até atingir a velocidade angular . Nesta condição, o piso deveria ser retirado, mas, por um defeito mecânico, desloca-se muito pouco, de forma que a normal entre o piso e as pessoas é igual 10% do peso das mesmas. Sabe-se que o coeficiente de atrito entre as pessoas e a parede vertical é = 0,2. Determine:
a) a velocidade angular necessária;
b) o esforço entre pessoa e a parede vertical.
Ex 21) Retorne o exercício anterior, considerando que a força F seja aplicada no bloco