beterraba receitas
Hoje vamos falar de uma raiz de cor forte que, além de ser muito nutritiva, dá ao prato um colorido diferente. É a beterraba, que está mais em conta nas feiras.
A beterraba é uma raiz originária da Europa que se adaptou muito bem ao clima do Sul e do Sudeste do Brasil. De sabor doce, é a hortaliça com o mais alto teor de açúcar, não recomendável para diabéticos, mas liberada para os gordinhos porque 100 gramas têm apenas 42 calorias.
"A grande é mais aguada, a pequena já é mais sequinha e o consumidor, os que conhecem mais, pega a beterraba pequena”.
A melhor beterraba é a de tamanho médio com um vermelho bem intenso, a casca lisa, sem rachaduras. É a mais macia, a mais saborosa e a que tem mais nutrientes.
O jeito certo de cozinhar é deixando a casca, deixando uns três centímetros do talo e sem tirar essa parte terminal. É a maneira certa de conservar os nutrientes e a cor da beterraba, sem que ela fique esbranquiçada.
A cor meio vinho da beterraba vem de uma substância chamada antocianina que previne o acúmulo de gordura nas artérias. Ela também é rica em ferro, recomendada para anêmicos e para melhorar a circulação sanguínea.
Tem potássio necessário para a atividade muscular, e zinco, para o funcionamento do cérebro. O suco da beterraba é poderoso, tem efeito laxante e antiinflamatório.
“Suco com laranja, beterraba, cenoura crua”.
Nem só a beterraba faz bem. As folhas são saborosas e tem tanto ferro quanto a raiz. Basta picar o talo para ver a antocianina carregada com os nutrientes.
Receita de nhoque de beterraba
Massa:
Meio quilo batata
Meio quilo beterraba
300 gramas farinha
2 ovos
Sal e pimenta a gosto
Molho:
40 g manteiga
400 ml creme de leite
130 g parmesão
100 ml leite
Espreme as batatas fervidas ainda quentes, faz um ninho sobre a mesa de trabalho e coloca boa parte da farinha. Em seguida, pica a beterraba cozida, junta os dois ovos e bate no liquidificador.
O creme é acrescentado no meio do ninho, que primeiro