Beribéri
Vitaminas são substancias orgânicas que auxiliam nos processos biológicos e são indispensáveis nas funções metabólicas desenvolvidas pelo organismo. Muitas das quais não são sintetizadas pelo organismo, em consequência disto devem ser adquiridas de outras formas1. A tiamina se encontra entre as vitaminas do complexo B, todas solúveis em agua e importantes no metabolismo celular. Devem ser repostas regularmente pois todo excesso é rapidamente excretado na urina. Todos os organismos vivos utilizam a vitamina B1 na sua bioquímica, a qual desempenha papel importante no metabolismo de carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e gorduras, ajudando especialmente na degradação da glicose, obtenção de energia (ATP) e na estruturação da bainha dos nervos. O bom funcionamento do cérebro, o relaxamento do sistema nervoso e o fortalecimento do músculo do coração dependem de um adequado suprimento desta, devido ao seu alto metabolismo oxidativo2.
Esta vitamina apresenta fórmula química C 12 H 17 N 4 O S e sua estrutura está representada na Figura 1. Apesar das consequências que esta deficiências vitamínica pode causar, é considerada rara pois a maioria dos alimentos são agora enriquecidos com diversas vitaminas, diminuindo assim sua incidência.
Figura 1 – Formula química estrutural da Tiamina.
Atualmente, as causas de Beribéri estão relacionadas a diversos fatores. Ocorre em pacientes que abusam de bebidas alcoólicas, pois o excesso de álcool torna mais difícil a absorção e armazenamento de tiamina no organismo. A atividade física intensa eleva a exigência de tiamina, assim indivíduos que subsistem com dieta pobre desta vitamina podem desenvolver sintomas de