Ber Lio
Miguel Nunes nº 5
Índice: o Introdução ; o Desenvolvimento :
O que é o berílio?;
b. Características principais;
c. Aplicações;
d. Propriedades Químicas;
e. Precauções
o.Conclusão;
o.Bibliografia
a.
Introdução:
O berílio (do grego βερυλλoς, berilo) é um elemento químico de símbolo Be , número atómico 4 (4 protões e 4 eletrões) e massa atómica 9 .
Foi descoberto pelo francês Louis Nicolas
Vauquelin em 1798 na forma de óxido no berilo e na esmeralda. O elemento foi isolado independentemente por Friedrich Wöhler e
Antoine Bussy em 1828.
O que é o berílio ?
O berílio é um metal alcalino terroso que pertence ao grupo 2 da tabela periódica e é caracterizado pelo símbolo Be, possui massa atómica 9, numero atómico 4 e a sua configuração eletrónica é 1s2, 2s2.
É um elemento bivalente, tóxico, de coloração cinza, duro, leve, quebradiço e sólido na temperatura ambiente. É empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas(especialmente a de cobre). É empregado para produzir diversos instrumentos (giroscópios), dispositivos (molas de relógios).O uso comercial do berílio requer a utilização de equipamentos de controle adequado do pó e o controle industrial em período contínuo porque a toxicidade da inalação de substâncias que possuem o berílio pode causar uma doença crónica com risco de vida chamada beriliose.
Características Principais
O berílio apresenta um dos pontos de fusão mais altos entre os metais leves. A maleabilidade é aproximadamente
33% maior que a do aço. Tem uma grande condutividade térmica, não é magnético e resiste ao ataque do ácido nítrico. É bastante permeável aos raios X e, como o rádio e o polónio, libera neutrões quando é bombardeado com partículas alfa (na ordem de 30 neutrões por milhão de partículas alfa). Nas condições normais de pressão e temperatura o berílio resiste à oxidação com o ar, ainda que a propriedade de limitar a oxidação do cristal deva-se provavelmente à formação de uma delgada capa de óxido.
O berílio é