Bento Gonçalves
CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ALEXANDRA, BRUNO, TALITA E VINÍCIUS
BENTO GONÇALVES
CANOAS
2011
ALEXANDRA, BRUNO, TALITA E VINÍCIUS
BENTO GONÇALVES
Trabalho Científico apresentado no Instituto Pró-Universidade Canoense,
Curso Técnico de Administração.
Turma: 3adm14
Profª. Marcia Ramos
CANOAS
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar um pouco da vida e das grandes façanhas de um grande personagem da nossa história, o grande militar Bento Gonçalves. Iniciaremos com uma breve descrição sobre sua infância, sua adolescência, e seus feitos até se tornar o grande líder de nosso estado, explicaremos como ele levou nosso povo a vitória, concretizando o maior marco de nossa história, que foi a grandiosa Revolução Farroupilha.
BENTO GONÇALVES DA SILVA
Na segunda metade do século XVIII (l752) recebiam um lote de terras mais ou menos na metade do caminho entre o arroio da Ponte e o rio Taquari, no local que ficou batizado por Piedade, "em o distrito da Freguesia do Triunfo" o poveiro Manoel Gonçalves Meirelles e sua mulher dona Antônia da Costa Barbosa, filha do povoador Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcellos, nascida, ainda, em Guaratinguetá, São Paulo, enquanto ele era português, natural de Mondin de Bastos.
Havia já, na época, um pequeno povoado mais abaixo, no lugar reservado para "rocio" na margem do rio Taquari e sua foz com o Jacuí. Para ele se mudara Jerônimo de Ornellas ao ter desapropriadas as terras de sua "estança" do Porto de Viamão, também conhecido por Porto do Dornelles, contribuindo com muito de suas posses para a construção da Igreja do Senhor Bom Jesus.
O casal Manoel Gonçalves Meirelles-Antônia da Costa Barbosa teve diversos filhos e entre estes dona Perpétua