Bens
Pensamento Politica na Idade Média e Moderna
Faculdade Estácio do Recife
Aluno: Erick Rodrigo da Silva Travassos
Pensamento Político Brasileiro
O país exigiu a redemocratização – o movimento das “Diretas Já”
31 de março de 1983. Região Metropolitana do Recife. Município de Abreu e Lima. Exatos 19 anos após o início da ditadura foi realizada a primeira manifestação pública em prol da volta de eleições livres e diretas no Brasil. Em junho, uma manifestação semelhante eclodiu em Goiânia (GO) e Teresina (PI). Em novembro houve outra em Curitiba (PR) e em São Paulo (SP). No ano seguinte, os comícios das “Diretas Já”, como o movimento ficou popularmente conhecido, se espalharam por todo o país. O Brasil dava os primeiros passos em direção à redemocratização.
O objetivo principal das “Diretas Já” era a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC n° 5) de autoria do deputado federal Dante de Oliveira. A PEC foi votada no dia 25 de abril de 1984 e só não foi aprovada porque uma manobra de políticos ligados ao Palácio do Planalto conseguiu retirar 112 deputados federais do Plenário da Câmara Federal. O presidente do Brasil era o general João Baptista de Oliveira Figueiredo.
Mesmo com a reprovação da emenda Dante de Oliveira, o movimento pela redemocratização do Brasil ganhou fôlego e as lideranças políticas das “Diretas Já” se tornaram figuras ilustres no cenário político brasileiro.
Eleição de Tancredo Neves
Após a derrota da emenda Dante de Oliveira, o considerado moderado Tancredo Neves articulouseu nome com dissidentes do Partido Democrático Social (PDS), que fundariam o Partido da Frente Liberal (PFL), e saiu candidato à presidência pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A articulação de Tancredo no jogo político foi tão astuta que Ulisses Guimarães, conhecido como o “Senhor Diretas” decidiu apoiar o colega mineiro.
Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves disputou e venceu