Bens e serviços
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BENS E SERVIÇOS
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Prof. Milton
FEVEREIRO/2014
Introdução
O presente trabalho é sobre bens e serviços, mais concretamente diferenciá-los e especificar cada tipo de bens e serviços. É objetivo desse trabalho suprir a necessidade de informações dos alunos sobre o tema.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecida com algumas entrevistas de pessoas especializadas no assunto.
Diferença entre bens e serviços
Bem = é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Podem ser materiais ou imateriais. Classificam-se quanto à sua raridade em bens livres e bens econômicos.
Serviço = ou bens imateriais. São bens que não podem ser tocados e nem estocados, pois são intangíveis. Ex.: os cuidados de um médico, os serviços de um advogado. Acabam no mesmo momento de sua produção.
Utilidade = é a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana.
Economia de mercado = ou descentralizada ou capitalista. Nessa situação, o mercado é que dará respostas para as questões fundamentais da economia: o que produzir, para quem produzir, o quanto produzir. O funcionamento segue pelas leis da demanda e oferta e se baseia pela escolha entre alternativas.
Unidades de produção:
Famílias: englobam diferenciadas formas de unidades domésticas, unipessoais e familiares, segundo as quais a sociedade se encontra segmentada. São essas unidades que detém a posse e domínio dos fatores de produção, colocando-os à disposição das empresas.
Empresas: tem como principal característica comum a interatividade, isto é, nenhuma subsiste isoladamente, cada uma depende direta ou indiretamente de todas as demais e as operações produtivas descrevem-se por um permanente e complexo processo de entradas-e-saídas.
Governo: interagindo com as unidades familiares e as empresas, o