Bens e serviços
O objetivo do processo de produção de uma empresa é produzir bens e serviços para que possam ser vendidos e assim, fazer com que a empresa obtenha lucro além de satisfazer as necessidades da sociedade; Para isso é necessário saber a origem, a natureza e o destino dos bens.
Com isso podemos definir que:
Bem é tudo aquilo capaz de atender e satisfazer as necessidades humanas, que podem ser materiais e imateriais.
Bens Livres e Bens Econômicos
-Bens Livres: São aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilização não implica relações de ordem econômica; não possuem preço, isto é, tem preço zero, como o mar, a luz solar, o ar.
O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos.
-Bens Econômicos: São relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano na sua obtenção, por esse motivo, possuem preço, ou seja, preço maior que zero.
Escassez de recursos disponíveis acaba gerando a escassez de bens econômicos. Os Bens Econômicos se classificam quanto à sua natureza: Bens Materiais e Bens Imateriais (ou Serviços).
- Bens Materiais são de natureza material, tangíveis, e podemos atribuir características como peso, altura etc. Por exemplo: alimentos, roupas, livros, eletrodomésticos.
Os bens materiais podem ser classificados como: Bens de Consumo, Bens de Capital ou bens de Produção. -Bens de Consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis, desaparecem uma vez utilizados, como alimentos, cigarro.
-Bens de Capital ou Bens de Produção: são aqueles que permitem produzir outros bens. Como as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios.
Tanto os Bens de Consumo como