Bens e Falhas de Mercado Pinddyck

518 palavras 3 páginas
Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Ciências Econômicas

Eric Johannes Abramovitz Oortman

Externalidades e Bens Públicos

Salvador
2014

Objetivos do capítulo:
1. Analisar os efeitos das externalidades nos resultados do mercado
2. Apresentar vários métodos para corrigir as falhas de mercado
3. Entender o papel dos direitos de propriedade na redução do problema das externalidades
4. Mostrar o problema do excesso de uso quando a propriedade é mantida em comum
5. Determinar o nível eficiente de emprego de um bem público

Resumo

1.Uma externalidade ocorre quando um produtor ou um consumidor influencia as atividades do mercado (consumo e produção) de uma maneira em que suas ações não estejam diretamente relacionadas ao próprio mercado. As externalidades influênciam no mercado porque inibem a capacidade dos preços refletirem de modo exato as quantidades que devem ser produzidas x consumidas.

2.A poluição é um exemplo comum de externalidade que resulta na falha no mercado. Ela pode ser corrigida por meios de taxas de emissão de carbono, padrões de emissão de poluentes, permissões transferíveis de emissões (crédito de carbono) ou pelo encorajamento á reciclagem. Quando há incerteza sobre o custo benefício, qualquer uma dessas opções pode ser levada em conta, dependendo apenas dos formatos do custo e benefício marginal.

3.As ineficicências decorrentes das falhas de mercado podem ser eliminadas por meio de negociações privadas entre as partes envolvidas. Conforme o Teorema de Coase, a solução negociada sempre será mais eficiente quando o direito da propriedade das partes envolvidas estiver bem específicado, os custos das transações forem zero e não houver comportamento estratégico. O problema é que quase nunca é apresentado resultados eficientes, porque ambas partes sempre tem um comportamento estratégico.

4.Os recursos de propriedade comum não são

Relacionados