Bens ao consumidor
A atuação do consumidor no posicionamento das marcas nos novos cenários virtuais de consumo
Patricia Valloni Antonio
São Paulo / 2010
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação latosensu em
Ciências do Consumo Aplicadas
Patricia Valloni Antonio
Cenário C2B - Consumer to Business
A atuação do consumidor no posicionamento de marcas nos novos cenários virtuais de consumo
São Paulo / 2010
Trabalho de conclusão de curso entregue como requisito final para obtenção do título de pós-graduação em Ciências do Consumo Aplicadas.
Professor Orientador: 1. Introdução
Cada vez fica mais evidente a acentuação da “Era do Cliente” * em detrimento da “Era do Produto”**. Ainda ocorre um processo de transição onde, inicialmente, as ações eram pensadas visando somente à desova do produto, passaram a focar mais nas necessidades e desejos do cliente, posteriormente houve uma troca, entre usuário e marca, e hoje o consumidor tornou-se um elemento tão ativo que tem o poder de “obrigar” mudanças em marcas ou produtos, visto que não mais aceita a oferta simplesmente como ela lhe é exposta. A grande quantidade de empresas do mesmo segmento e a baixa diferenciação dos produtos faz com que o poder de barganha do usuário torne-se tão representativo, ao ponto de ser um dos fatores já amplamente analisado pelas empresas, antes de realizarem mudanças estratégicas. Esse poder ainda acentuou-se mais com a proliferação das mídias sociais virtuais, que fazem com que a troca de informações entre consumidores seja realizada de madeira instantânea, o que acarreta no fato de uma simples opinião pessoal tornar-se uma máxima a ser seguida por determinado grupo de pessoas. No decorrer desse trabalho, serão citados cases onde essa influência foi decisiva.
Essa interação tão intensa entre marca/produto/consumidor, embora seja atual, ainda é um processo obscuro e gera dúvidas quanto à forma com que as empresas devem