Benefícios e malefícios dos Suplementos Alimentares
Nos últimos anos se tornou comum o uso de suplementos alimentares por atletas. Tudo o que ingerimos é preciso ter certos cuidados, nas academias entre um aparelho e outro sempre tem alguém consumindo algum tipo de suplemento. Mas nem todos tomam os devidos cuidados. Em busca de um resultado mais rápido alguns atletas fazem o uso dos anabolizantes e mal sabem o risco que correm ao ingerir estes tipos de produtos.
A nutricionista Karolina Veiga explica que muitas pessoas não sabem a diferença entre suplementos alimentares e anabolizantes “a maioria de meus pacientes acham que suplemento e anabolizantes tem o mesmo efeito, mais não são assim pois os suplementos alimentares têm como principal função fornecer nutrientes ao corpo humano de uma forma que seja fácil, rápida e segura completando a alimentação in natura. Já os esteróides anabolizantes são classificados como medicamentos e sua venda só pode ser feita através de prescrição médica, pois os anabolizantes são hormônios sintetizados em laboratório que se assemelham ao hormônio sexual masculino e testosterona”.
Existe hoje no comercio vários tipos de suplementos alimentares, porém 52% dos consumidores de suplemento não procuram a orientação de um profissional para fazer a dieta. Preocupado com isso alguns empresários como o Sr. Wesley Benitez, estão fazendo cursos profissionalizantes na área: “os suplementos alimentares não são vendidos somente por prescrição médica, por isso é bom estar preparado para melhor atender nossos clientes”.
Tipos de Suplementos
Existem vários tipos de suplemento, os principais são:
- A base de carboidratos que tem a função de repor nutrientes, além de ser fornecedor essencial de energias.
- A base de proteínas e aminoácidos que fornece ao atleta aminoácidos, que são blocos formadores de músculo e toda a massa magra do ser humano.
- A base de gorduras, esse tipo de suplemento alimentar tem a função de compensar