Benefícios e Malefícios do Uso do GH
Devido a crescente busca para se alcançar o padrão de estética ideal diversos são os meios pelos quais os indivíduos se utilizam para conseguir tal feito. O hormônio GH por estar associado diretamente ao crescimento muscular, queima de gordura e melhoramento da pele é um dos caminhos escolhidos por aqueles que anseiam conseguir moldar seus corpos, atualmente.
De forma geral o GH é utilizado em idosos, indivíduos com HIV-positivo, idosos e jovens. Nos pacientes adultos com deficiência do hormonio, a sua reposição provoca aumento da capacidade física, diminuição do peso corporal, redistribuição da gordura abdominal, melhora do humor e do desempenho intelectual, entre outros efeitos mais importantes. Entretanto o uso indiscriminado do GH pode acarretar, de forma dose-dependente, resistência à insulina e pode desencadear também diabetes mellitus tipo 2 em pacientes predispostos, além de Acromegalia e aparecimento de traços acromegalóides . Acromegalia pode ser definida como um crescimento desproporcional em diversas vísceras, tecidos moles, órgãos internos e alguns ossos membranosos como os das mãos, pés, nariz e mandíbula. Ainda podem-se citar outros efeitos como:
Formigamentos;
Dor nos músculos;
Dor nas articulações;
Retenção de líquidos;
Síndrome do túnel do carpo;
Em alguns casos a aplicação de GH em idosos também pode trazer perigosos efeitos colaterais como o desencadeamento de diabetes mellitus, aumento da pressão arterial, agravamento de dores articulares e artrose, inchumes (edemas) e piora de função cardíaca e renal. O principal efeito colateral do hormônio do crescimento nas crianças é o surgimento de dores nos ossos da perna, que é conhecida como dor do crescimento.