Benefícios sociais
Facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação. Podem ser financiados parcial ou totalmente pela empresa; salário indireto.
Origens: Exigências sindicais; Nova atitude dos funcionários; Legislação trabalhista e previdenciária; Altos impostos- Dedução no IR; Controles salariais (dissídios, acordos); Disputa de RH pelas empresas.
Objetivos: Visam manter alta satisfação e produtividade; Reduzir a rotatividade e o absenteísmo; Preservar as condições físicas e mentais dos funcionários; Melhorar a qualidade de vida dos funcionários; Melhoria do clima organizacional.
Tipos: No exercício do cargo (bônus, prêmios); Fora do cargo, mas dentro da empresa (lazer transportes, refeitório); Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreações, lazer).
Classificação
1- Quanto à exigência: Legais e espontâneos. 2- Quanto à sua natureza: Monetários e Não Monetários. 3- Quanto aos seus objetivos: Assistenciais (Médico, odontológico); Recreativos (Clube, excursões); Supletivos (Refeitório, transporte).
Variáveis dos custos dos benefícios: Quantidade de funcionários; Nível socioeconômico dos funcionários; Política salarial da empresa; Distribuição etária do pessoal; Gênero, estado civil; Localização da empresa; Infraestrutura da comunidade.
Critérios para planejamento: Custo do programa; Capacidade de pagamento; Necessidade real; Poder do sindicato; Considerações sobre impostos; Responsabilidade social; Reações da força de trabalho.
Formas
1. Totalmente pagos pela empresa; 2. Rateados; 3. Pagos integralmente pelos empregados.
Benefícios flexíveis: Sistema em que o empregado recebe um menu de benefícios e escolhe, dentro de limites monetários determinados, os que deseja.
Objetivos dos Benefícios flexíveis: Redução de custos; Opção de escolha para os funcionários; Otimização do benefício; Aumento da