Benefícios Sociais
“Em um mercado competitivo, corporações que oferecem algo a mais para seus funcionários são capazes de atrair e reter talentos”
(Bruno Mendonça, consultor e analista de estudos do Instituto Great Place to Work, que premia as melhores empresas para trabalhar)
Na pesquisa GPTW 2013, 82% dos funcionários afirmaram confiar na credibilidade, no respeito e na imparcialidade dos seus gestores, orgulham-se de trabalhar onde trabalham e atestam que há um sentimento de camaradagem entre os colegas.
Nas melhores, benefícios diferenciados são recorrentes.
“Mas benefício diferente não garante motivação”
(Denise Delboni, professora de relações do trabalho da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap))
Ela afirma que as iniciativas têm seu valor como complemento. Só não substituem bônus, prêmios individuais, participação nos lucros.
EXEMPLOS:
EMPRESAS PRIVADAS
Dudalina (Santa Catarina)
Com 85% de mulheres entre os mais de 2 mil funcionários, criou há quatro anos o Dia de Princesa (uma colaboradora é sorteada para uma transformação no visual, roupa, maquiagem, cabelo, massagem, manicure, depois ganha um jantar...); entre outras iniciativas da Dudalina estão a entrega de enxoval completo para as futuras mamães da corporação e a reforma da casa de funcionários indicados pelos próprios colega; Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Em 2012, a fabricante de camisas pagou aos 2 489 trabalhadores seis salários. Para este ano, a previsão é que eles recebam entre quatro e cinco (dois deles foram pagos em julho e o restante será depositado em conta em abril de 2014).
Rota do Mar ( Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco)
A ideia era preparar uma festa de debutante para filhas de funcionários. Mas numa pesquisa entre a equipe de 600