Benefícios do cacau
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, mostrar um pouco da história sobre o cacau e a sua importância como principio ativo, na parte estética, quer na parte nutritiva como na medicina, sendo utilizado em diversos tipos de bebidas alimentos e tratamentos como vamos ver a seguir: CACAUEIRO
A SUA ORIGEM:
O cacau é originário de florestas tropicais do continente americano. No Brasil, foi na bacia do rio
Amazonas que as primeiras árvores cresceram selvagens, há 4.000 anos. Mas foi na Bahia que ele encontrou a sua forte expressão e cultura. De pouca altura, sua presença encanta a paisagem local com árvores repletas de frutos amarelos e vermelhos. O cultivo do cacaueiro é de grande importância para a preservação da Mata Atlântica, pois, como seus frutos dependem do aconchego da sombra de outras árvores para se desenvolver, ele ajuda a manter a floresta ao redor em pé.
Esse fruto é muito valorizado por suas sementes guardarem uma manteiga preciosa e exclusiva com propriedades excecionais. O poder surpreendente de hidratação nesta polpa é popularmente reconhecido.
A manteiga que o cacau guarda é emoliente, rica em ácidos graxos de cadeia longa; altamente hidratante, evita o ressecamento da pele e intensifica sua maciez.
HISTÓRIA DO CACAUEIRO
O cacau era cultivado pelos maias. Nas civilizações pré-colombianas era uma bebida e alimento importante, devido a seu alto conteúdo energético. No México fazia-se a cultura com intensidade, usavam as sementes para o fabrico da tão preciosa e saborosa bebida, ainda as tornaram moeda. O cacau era conhecido como caca-huati.
Enquanto no México os aborígenes utilizavam as sementes, que reduziam a uma espécie de pasta, e a polpa, e fabricavam bebida refrigerante.
No Brasil, aproveitavam apenas essa polpa, que fermentavam, produziam uma bebida vinosa atualmente chamada de vinho de cacau.
Cristóvão Colombo descobriu o cacau em sua viagem ao continente americano em