benefícios das aulas de educação física para os anos iniciais
DONADEL, T.B.; FONTOURA, T.B.; COLARES, A.M.S.;
Resumo
O presente trabalho propõe um estudo acerca dos benefícios das aulas de Educação Física para os anos iniciais através do PIBID/EDF da Universidade Federal de Santa Maria- RS. Tendo como base de pesquisa bibliografias referentes ao tema de interesse, demonstrando o quão consideramos importante a prática da Educação Física nesta fase da infância beneficiando a saúde física e mental da criança.
Palavras-chave: Educação Física. Anos Iniciais. PIBID.
1. Introdução Em muitos estados a disciplina de educação física não é obrigatória na grade curricular nos anos iniciais, a realidade é que não se encontra uma justificativa clara do porque não tem educação física em algumas escolas. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não existe uma definição evidente de que somente um professor de Educação Física possa ministrá-la, ficando assim a cargo de outros professores ou muitas vezes oculta.
De acordo com o RCNEI (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL, 1998) a Educação Física escolar beneficia ao praticante à percepção do próprio corpo e suas alterações, ou seja, as alterações que ocorrem durante as práticas de exercícios são atividades que contribuem para o desenvolvimento motor e seu aprimoramento.
Neste sentido ressaltamos a importância do professor de Educação Física para a atividade física trazer ganhos ao indivíduo nesta idade, e é de suma importância que se conheça os estágios de desenvolvimento da criança para que possa direcionar atividades de acordo com sua faixa etária e suas capacidades, e ninguém melhor do que um professor de educação física capacitado para dirigir aulas que tragam benefícios para os alunos.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência com o Subprojeto “Cultura Esportiva na Escola” através dos bolsistas inseridos na escola esta oportunizando aos alunos de anos iniciais