benefícios da prática desportiva na adolecencia

2013 palavras 9 páginas
“Este trabalho cumpre às exigências dadas pela professora da disciplina de Educação física. Neste documento, o leitor será introduzido à um contexto relacionado aos benefícios da prática desportiva na fase da vida “adolescência”.

“Surgindo como um dos fenômenos mais importantes do século XX, o esporte passou a fazer parte de nossas vidas em sociedade. Da moderna à contemporânea, hoje, é quase impossível imaginar uma cultura sem esporte.”

TÓPICO I: O Esporte na dimensão social

Em uma dimensão social, o esporte possui grande significado no contexto de socialização, prazer e equilíbrio: Ele traz consigo a democratização dos direitos de todos, assegurando a igualdade.

* “É de extrema importância que o Estado promova as práticas esportivas no auxílio à saúde, terceira idade e na infância, com crianças e adolescentes em situação de abandono ou carência. “
Visando o contexto do adolescente, a prática desportiva surge em três vertentes: ¹Esporte-Educação, ²Esporte-Participação ou –De Lazer- e ³Esporte-Performance ou –De Rendimento-.
O primeiro, apesar de constantes equívocos no entendimento, tem como promoção fundamental a educação, agindo em três diferentes campos: A integração do jovem à sociedade, o desenvolvimento psicomotor e a atividade física educativa. Esta vertente¹ é indispensável quando falamos do desenvolvimento da personalidade, no processo de emancipação do menor e na formação da cidadania.
Já no segundo, as atividades são focadas no lúdico e o bem estar do participante com aquilo que o cerca. Este processo está inteiramente ligado ao prazer proporcionado pelo lazer no tempo livre, sem obrigações, apenas diversão e empolgação. Este² possui ligação direta com o entendimento de convivência em grupo.
E, por último, mas não menos importante, temos a terceira dimensão social³. Esta prática surge como forma indireta de influência sobre não só o adolescente mas a sociedade como um todo: É então

Relacionados

  • 356906960159
    1361 palavras | 6 páginas
  • Educa O F Sica
    32576 palavras | 131 páginas
  • OS-PRINCIPAIS-RECURSOS-FISIOTERAPEUTICOS-NO-TRATAMENTO
    20233 palavras | 81 páginas
  • Orçamento publico
    53887 palavras | 216 páginas