Benefícios da actividade física
Atividade Física
• Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte num aumento substancial do dispêndio energético característico da condição orgânica de repouso. (Carpersen et al. 1985)
• Barbosa (2004) define que, a atividade física trás vários benefícios, como a melhoria da força muscular e resistência física, a redução da pressão arterial, redução do isolamento social, o favorecimento da autoestima (...).
Saúde
• «A prática regular de actividades físicas ligeiras e moderadas, está associada a menor mortalidade e aumento da longevidade média – mais marcante em indivíduos que não ultrapassam as 2000 Kcal por semana» (Paffenbarger).
• «A carga necessária para promover a Saúde é menor do que para induzir ganhos na condição física»
(Haskell).
Condição Física
Conjunto de competências que uma pessoa/adquire, relacionado com a capacidade de realizar actividade física. Vitalidade e energia suficientes para realizar as tarefas diárias e actividade física de recreação, sem fadiga indevida (Nieman, 1998).
…apacidade de realizar actividade física de nível
C
moderado e elevado sem causar fadiga imprópria, e a faculdade de manter essa capacidade ao longo da vida (ACSM, 2000).
Componentes da Saúde
Intervenção do exercício físico na Saúde:
Primária
Secundária
• Prevenção
• Tratamento
Objetivo: Promoção e manutenção da condição
Física
Envelhecimento
• O envelhecimento pode ser considerado como um processo contínuo e progressivo, causador de um conjunto de alterações orgânicas, morfológicas, psicológicas, tornando o indivíduo menos autónomo, vulnerável a quedas e doenças.
Fonte: genoma.ib.usp.br
Envelhecimento
De acordo com o INE, o ritmo de crescimento da população idosa é quatro vezes superior ao da população jovem
Instituto Nacional de Estatística, aumento da percentagem