Beneficios da Virtualização
Os principais benefícios de se utilizar a virtualização são:
• Isolamento: a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.
• Economia: ter menos máquinas físicas significa economia de dinheiro em hardware e menos espaço ocupado no local de instalação.
• Computação Verde: ao reduzir o número de máquinas físicas, a virtualização reduz o consumo de energia.
• Disponibilidade: a criação de pontos de salvaguarda (check points) e a migração de máquinas virtuais entre servidores físicos são muito mais fáceis do que no caso dos processos funcionando em um sistema operacional normal. Na migração de máquinas virtuais, tudo o que precisa ser movido é sua imagem de memória, já que todas as tabelas do sistema operacional são movidas também.
• Suporte a Sistemas e Aplicações Legados: outro uso comum para as máquinas virtuais é armazenar aplicações de versões mais antigas de um sistema operacional que não possuem mais suporte ou que não funcionam no hardware atual. Elas podem funcionar ao mesmo tempo e no mesmo hardware que as aplicações atuais.
• Desenvolvimento de Software: um programador que queira se certificar de que seu programa funciona em diferentes sistemas operacionais não precisa mais conseguir diferentes computadores e instalar um sistema operacional em cada um deles. Em vez disso, ele simplesmente cria um grupo de máquinas virtuais em um único computador e instala um sistema operacional em cada uma dessas máquinas.
5.Principais Ferramentas de Virtualização
5.1 Xen Server O XenServer é a plataforma de virtualização de servidores x86 da Citrix. É um dos exemplos mais comuns de paravirtualização, ou seja, há a necessidade de que o sistema hóspede seja portado para o Xen. O seu hypervisor possui código-fonte aberto e é otimizado para servidores virtuais com sistemas operacionais Windows e Linux. O XenServer está disponível nas versões Platinum, Enterprise, Standard e Express Edition,