BEneficios da Robotica
A aplicação dos robôs na medicina permite a realização de intervenções cirúrgicas à distância através da tele-operação de robôs. Este tipo de cirurgia denomina-se cirurgia robótica.
Os membros artificiais também são mecanismos robóticos que têm sensores automatizados. Uma prótese robótica substituí os músculos, obedecendo na mesma as estímulos.
O uso da robótica em cirurgias de câncer de próstata e de rim, algo já muito difundido nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 2008 e, desde então, já apresentou resultados positivos. Segundo o Dr. Cássio Andreoni, professor livre-docente da Escola paulista de Medicina e Chefe do Grupo de Urologia Experimental da UNIFESP, a robótica garante uma série de benefícios que as outras técnicas existentes não conseguem proporcionar.
“Entre as vantagens da robótica estão o menor risco de erro ou de trauma de estruturas, a maior mobilidade para o médico durante a intervenção, a maior assertividade em movimentos delicados e pequenos, a maior visibilidade do médico da cavidade interna do organismo do paciente e, pelo fato de ser menos invasiva, promove menos sangramento, menos dor, menos tempo de pós-operatório e menor necessidade de transfusão de sangue”, afirma Andreoni.
A robótica também diminui a fadiga que os médicos experimentam durante as cirurgias, que podem durar várias horas. Os cirurgiões podem ficar exaustos durante essas longas cirurgias e, como resultado, sofrer tremores nas mãos. Mesmo as mãos firmes do médico mais experiente não podem se igualar às do robô cirúrgico. O sistema da Vinci foi programado para ignorar os tremores da mão do médico e manter o braço mecânico estável
Embora os robôs cirúrgicos ofereçam algumas vantagens, ainda estamos longe do dia em que robôs farão operações sem intervenção humana. No entanto, com os avanços na potência dos computadores e na inteligência artificial, pode ser que, ainda neste século, um robô seja projetado com capacidade para localizar anormalidades