beneficios da nataçao
Educação
Física
José Felipe Freitas Marinho n: 19
2 ano Ensino Médio
Colégio Castro Alves
NATAÇÃO
A natação é um esporte e uma forma de movimento que visa à sustentação e a propulsão sobre a água e se dá através da combinação rítmica entre membros superiores e inferiores. Inicialmente o homem dispunha desta atividade como meio de sobrevivência e aprendeu não somente por instinto, como também observando os animais.
A natação consiste basicamente na movimentação sobre a água. É uma das práticas e uma das modalidades esportivas mais antigas. Algumas de tais modalidades fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
No geral, pode ser praticada em espaços tanto abertos quanto fechados, assim como pode ser praticada por homens e por mulheres. Os objetos usados para essa prática variam de acordo com a modalidade em questão.
Nas competições da chamada natação pura, por exemplo, são usados apenas equipamentos que facilitem o deslocamento do competidor pela piscina, como toucas e óculos adequados. A entidade de âmbito internacional responsável pela fiscalização e pela manutenção dos eventos é a FINA, Federação Internacional de Natação.
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
No nado de peito o praticante desloca-se movimentando as pernas feitas as de uma rã e deslocando para trás com os braços a água na frente do peito.
O nado crawl é