Beneficio
O programa de Benefícios está atrelado ao processo de Recompensar Pessoas que é utilizado para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Segundo Marras, (2000) “denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários”.
Os benefícios são uma forma de remuneração indireta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. Além disso, essas regalias e vantagens oferecidas pelas organizações poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas para poderem adquiri-los. Os benefícios podem ser financiados, parciais ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. A remuneração não visa apenas recompensar os funcionários pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar a sua vida mais fácil e agradável. Os benefícios existem, essencialmente, como forma de retenção e motivação dos colaboradores. Do lado do empregador, os benefícios são analisados pelo ponto de vista da relação com os custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta do mercado, (o que as empresas oferecem aos seus empregados). Do lado, dos empregados, os benefícios são analisados em termos de eqüidade (distribuição justa) e adequação às suas necessidades pessoais.
Os benefícios atingem dois objetivos: o da organização e o das pessoas. Os objetivos das organizações são estar competitivas no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos empregados, melhorar o clima organizacional, reduzir a rotatividade de pessoal e o absenteísmo, facilitar a atração e manutenção dos recursos humanos e aumentar a produtividade em geral.
Para as pessoas os benefícios atingem principalmente o atendimento de suas necessidades intrínsecas e extrínsecas. Necessidades