Beneficio da Gestõ Democratica
Bruna Martins Dantas Teixeira*
Aldirene Oliveira do Nascimento**
RESUMO
Este trabalho trás a trajetória da gestão democrática nas escolas. Apresentaremos um breve histórico da administração, seguido da análise de como esta basicamente empresarial, se distingue da escolar, enfatizando que a administração escolar compreendia a instituição como um sistema formado por grupos de elementos com funções diversas, os quais se preocupavam somente com o desempenho de suas responsabilidades. Neste sentido, abordaremos a organização escolar e a gestão democrática mais flexível e baseada na prática do diálogo. Discutiremos também como se deu essa transição organizacional no âmbito escolar e analisaremos como ocorrem as relações de poder e autoridade no que diz respeito à liderança no contexto escolar.
Palavras-chave: Gestão democrática. Administração escolar.
1 INTRODUÇÃO
A gestão escolar - e da educação em geral - é tema central das políticas educacionais, na contemporaneidade, em todo o mundo. No Brasil o principal debate sobre a gestão escolar toma vulto a partir dos anos de 1970, quando a luta da classe trabalhadora pelo direito de seus filhos à escola pública impõe a reflexão sobre os motivos da falta de vagas, das altas taxas de reprovação e do conseqüente abandono escolar, assim como das condições precárias nas instalações escolares e da profissionalização do magistério. Nos anos de 1980, os professores das grandes redes estaduais de ensino começam a lograr sua organização sindical e a conquistar planos de cargos e carreira, com valorização da formação.
É, portanto, no bojo da ampla luta pela democracia que se formula, entre nós, a noção de gestão democrática da educação.
A Política Educacional Brasileira adota, com o advento dos anos 90, um novo modelo de administração da escola, a gestão colegiada. A comunidade escolar composta por segmentos da direção, professores, alunos, funcionários, pais e