Beneficiamento
O Quartzo é o mais comum de todos os minerais, pode estar presente em todos os tipos de rochas. Possui uma estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade.
O quartzo é uma pedra mineral muito abundante na Terra, atrás apenas dos Feldspatos, portanto o mais comum dos cristais. Ele possui uma estrutura trigonal e um pouco arredondada, sendo essa última característica originária do transporte das pedras que é geralmente feito pelas águas de rios. Existem alguns tipos de quartzo que podem ser encontrados facilmente na natureza e cada um com características e funcionalidades especiais.
De todos os tipos de quartzo existentes, o mais comum deles é o incolor mais conhecido como “quartzo hialino” e “cristal de rocha”. Apesar de geólogos não gostarem muito da última denominação, é esta que define mais essa pedra, isso porque é a partir do quartzo incolor que se formam diversas rochas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. FORMAÇÃO DOS CRISTAIS DE QUARTZO
Um cristal de quartzo não se forma de repente e rapidamente como podem pensar todo o processo geológico que dá origem a esses cristais pode demorar milhares de anos. O processo da formação de cristais de quartzo começa com o magma e seu contato direto com a superfície da Terra.
O magma encontra-se, de acordo com a formação geográfica do nosso planeta, na camada do meio do planeta. Em algumas regiões, ele encontra fendas e fissuras das placas e assim entra em contato direto com a superfície, como com esse contato ele se afasta do calor do centro do planeta e entra em contato com a nossa temperatura, dá-se início o processo de resfriamento desse componente e assim surgem as rochas. Você pode encontrar três tipos de rochas no planeta: as sedimentares, as ígneas e as metamórficas e a partir da