Beneficiamento de rochas
Prof.: Amabeli Dell Santo
Alunas: Camila Doná Lovo e Nathalia Stinguel Thomazini
Visita Técnica – Empresa de beneficiamento de Rochas
Segundo COIMBRA FILHO (2006) existe basicamente três métodos que são utilizados para o beneficiamento primário de rochas ornamentais: o tear de lâminas, o fio diamantado e a talha - bloco de discos diamantados.
A empresa Terragran Granitos Capixaba (Verificar o nome), visitada no dia 03 de setembro de 2014 só não utiliza a ultima tecnologia citada acima.
Insumos para corte com tear de lâminas:
No caso das lâminas, produzidas com uma composição especial em aço carbono, são feitas para suportar grandes esforços e constituem-se como um dos mais importantes insumos no desdobramento de blocos (ALENCAR, et al., 1996 apud COIMBRA FILHO, 2006).
Constituída de aço, a granalha consiste num elemento de corte presente na lama abrasiva e possui a função de desagregador dos minerais constituintes da rocha. No processo de serragem, sob condução das lâminas, atua dentro dos sulcos do bloco que se serra (RIBEIRO, 2005).
De acordo com Ferreira (1996), a lama abrasiva comporta-se como transportador e abrasivo, levando a granalha do poço à região de corte e carreando o pó de pedra gerado, do sulco do bloco. Sua composição é determinada pelos elementos: água, granalha, cal (ou bentônica) e pó de pedra.
Aspectos econômicos tear de lâminas
Hoje a principal característica econômica que difere o sistema de tear das demais tecnologias é o tempo demandado para fazer a serragem do bloco. Segundo (COIMBRA FILHO 2006) nos granitos a velocidade da serragem está em torno de 4 cm/h, assim, uma produção mensal de cerca de 1.900 m² de chapas. Esse tempo é considerado lento, comparado, por exemplo, com o método de fio diamantado.
O valor aproximado desse equipamento gira em torno de R$ 470.000,00 segundo (MAURO 2011)
O consumo dos principais insumos também influencia no custo final de produção.