Beneficiamento de Rochas Ornamentais
Rocha ornamental é a denominação empregada para designar rochas que, “ após serragem, polimento e lustração, ressaltam características intrínsecas (textura, estrutura, trama dos minerais, etc) conferindo-lhes grande beleza e permitindo seu uso em revestimentos, pisos e ornamentação” (Abreu et al, 1990).
Tal nomenclatura distingue as rochas assim caracterizadas das “pedras ornamentais” termo que designa “ aquelas pedras passíveis de serem utilizadas como adornos e/ou peças decorativas in natura ou então trabalhadas sob as mais variadas formas” (Brandão et tal., 1991).
BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS
O beneficiamento de rochas ornamentais refere-se ao desdobramento de materiais brutos extraídos nas pedreiras em forma de blocos. Os blocos, com dimensões normalmente variáveis de 5m3 a 10m3, são beneficiados, sobretudo através da serragem (processo de corte) em chapas, por teares e talha-blocos, para posterior acabamento até atingirem sua dimensão final.
Tecnologia de Corte
A escolha da tecnologia de corte a ser empregada nas atividades de lavra dar-se-á de fatores tais como: tipo de rocha, suas características petrográficas e estruturais, valor do material no mercado, meio-ambiente, disponibilidade financeira da empresa, dentre outros (PINHEIRO, 1995).
Nos últimos anos, as tecnologias de corte, tradicionais ou avançadas, têm experimentado um considerável progresso, decorrente do aumento da demanda por rochas para uso na engenharia de construções, obras de arte e decoração de interiores.
As técnicas atualmente mais avançadas são as seguintes:
- Corte por fio diamantado
- Waterjet
- Correia diamantada
Beneficiamento final
Corresponde ao acabamento final das chapas e outras peças que sofrem tratamento para realçar as características necessárias em função do uso previsto. Nessa etapa, observa-se a atuação de grandes empresas (totalmente verticalizadas) até pequenas marmorarias que