Benedito spinoza
FILÓSOFO BENEDITO SPINOZA
(BARUCH DE SPINOZA)
SINOP/MT-2012
FILÓSOFO BENEDITO SPINOZA
(BARUCH DE SPINOZA)
Trabalho elaborado em exigência da Disciplina de Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado do 1º semestre - Noturno do Curso de Bacharel em Direito da FASIP- Faculdade de Sinop.
Sob a orientação do Profº Mestre Cristiano Peixoto
SINOP/MT-2012
BIOGRAFIA
Benedito de Spinoza ou Baruch de Spinoza, nasceu em Amsterdã na Holanda, no ano de 1632 (mesmo ano de Locke) numa família de Judeus “Espanhois” e morreu em 1677 aos 44 anos de idade Tuberculose. Estudou em uma escola da comunidade Judaica no qual estudou a fundo a Bíblia e o Talmud. (Foi o primeiro filósofo a estudar e criticar a bíblia). Estudava vários autores renascentista, como Descartes, Bacon e Hobbes. Como consequência de seus estudos. Críticas e dotes intelectuais, começaram a ocorrer confrontos com os Teólogos da Sinagoga. Quando o chamaram para ser RABINO ele não aceitou e com essa posição irremovível, em 1654 ocorreu uma tentativa de suicídio contra ele mas pela suas astucia e agilidade, a facada pegou somente no manto. Em 1656 ele foi excomungado e banido da Sinagoga.Logo de depois ele se refugiou em aldeias próximas Amsterdã onde vivia de trabalho e doação de seus seguidores, doações com as quais ele só aceitava parcialmente, o necessário pra comprar livros e etc.
A BUSCA DA VERDADE QUE DA UM SENTIDO A VIDA
Ele cita a busca da verdade na sua obra “O Tratado Sobre a Emenda do Intelecto” , nessa obra, o interesse é destacar o caráter ético, e isso influencia muito na sua visão sobre estado. Ele não busca qual a metodologia correta de verdade, mas sim a verdade que é capaz de dar sentido a vida humana. O tipo de VERDADE de Spinoza, não é um tipo de verdade matemática ou física é um tipo que incide sobre SOMENTE a existência humana. “Mas é precisamente aquele verdadeiro que interessa mais que qualquer