Benchmarking
Benchmarking
Professor: Alberto Borges de Oliveira
Disciplina: Gestão Empresarial
Nomes:
Daniel Bovo
Danieli Antonelli
Faraildes Dias Turma: 1° Administração
Rafael Adorno
Renata Pires
Thiago
21/11/2014
Pirassununga/SP
Sumário
1. Benchmarking 3
2. Definições 4
3. Vantagens e desvantagens do Benchmarking 5
4. Tipos de Benchmarking 7
5. Metodologia de implementação de um processo de Benchmarking 8
6. Conclusão 10
7. Referências Bibliografia 11
1. Benchmarking
Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de com3paração do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.
O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas; também contempla, por exemplo, a sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.
O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994, passando pelas operações (Shetty, 1993). Não se poderá dizer que o benchmarking constitui o único meio que permite a melhoria, sendo apenas um dos instrumentos disponíveis para o efeito. A sua utilização tem como principal benefício a orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc. O termo benchmarking surge em meados da década de setenta do século XX, introduzido pela XEROX, tendo a ideia vindo a ganhar